1.Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
2.Rasgar papéis com as mãos.
3.Jogos de memória.
4.Amassar os papéis picados.
5.Confecção de colares
6.Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
7.Massa de modelar.
8.Argila.
9.Brincar de faz-de-conta.
10.Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer
caretas, piscar.
11. Dançar.
12..Correr com e sem apoio.
13..Equilibrar num pé só.
14.Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos
outros.
15.
Brincar com água, terra, argila,areia, barro.
16.Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo,
azedo.
17.Reconhecer as temperaturas: frio, quente,
gelado.
18.Participar de brincadeiras rimadas e
ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.
19.Dramatizar cenas familiares e histórias
curtas e repetidas frequentemente.
20.Observar e explorar o ambiente através do
tato. Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo,
retângulo.
21.Identificar cores.
22.Representa, por meio de gestos, sem
utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita,
cozinhar, lavar, etc.
23.Rodinha para conversação.
24.Andar imitando um trenzinho, transpondo
obstáculos, passando por baixo de mesas eu formará um túnel, circundar objetos.
25.Morto-vivo (jogo)
26.Andando, chegar a um ponto determinado na
sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.
27.Brincadeiras com bolas, petecas, balões,
água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de
distância e orientação espacial.
28.Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário,
encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.
29.Ensiná-la a identificar as roupas que usa e
os diferentes passos no processo de vestir e despir.
30.Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o
canto acompanhado de instrumentos musicais.
31.Exercícios para desenvolver a lateralidade.
32.Desenho espontâneo com lápis de cera.
33.Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas
duras e flexionadas
34.Utilizar fantoches, teatro de máscaras,
teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.
35.Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as
crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao
sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
36. Imitar
o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se
arrastando e o som de
animais conhecidos.
37.Desenhar um caracol no chão, as crianças
devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
38.Manipulação de material de sucata.
39.Conversar com as crianças ao máximo,
aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário